A ADERJ – Associação dos Diretores de Escolas Públicas do Estado do Rio de Janeiro, neste momento no qual se inicia o 2º Bimestre letivo, com o gradual retorno às atividades presenciais e híbridas nas escolas, vem ratificar seu integral comprometimento com a urgente necessidade de que seja garantido o cumprimento do ciclo vacinal de todos os profissionais da Educação, única medida capaz de garantir a segurança sanitária dos alunos da rede, enquanto no ambiente escolar, ao lado das demais normas de segurança sanitária exigidas para minimizar as possibilidades de contágio.
Como ainda não é possível o atendimento vacinal completo de todos, docentes, discentes e demais profissionais, o ensino híbrido, alternando-se atividades presenciais e remotas, torna-se a única alternativa para ampliar e aprimorar o atendimento aos alunos, tarefa que já vem sendo realizada por professores, mesmo em condições adversas, e pelos diretores, que superando seus limites físicos e emocionais, atuam, incansavelmente, para a manutenção do vínculo escolar e para minimizar os danos que a ausência do alunos à cotidiana e regular convivência no ambiente escolar pode proporcionar.
As atividades presenciais, para os alunos que optarem pela modalidade híbrida, se desenvolverão de forma distinta, a depender da Escola. Isso se deve às restrições impostas quanto a quantidade de alunos a ser atendida, ao número de professores disponíveis, e às demais particularidades de cada Unidade Escolar. Isso significa, que não haverá atividades presenciais regulares, ou até diárias. Cada Unidade organizará seu horário de atendimento presencial de acordo com suas especificidades, alternadamente com o ensino remoto.
Para que a modalidade híbrida funcione adequadamente, é necessário reforçar a necessidade de utilização do aplicativo Applique-se e da plataforma Google Classroom e fomentar a atratividade e qualidade das aulas, favorecendo e corroborando com a permanência e retenção dos alunos nas atividades remotas, como alternativa à precariedade do atendimento presencial imposta pelo momento, para os que optarem pela modalidade híbrida, a par daquelas que optarem apenas pelo ensino remoto.
Reconhecida como atividade essencial a Educação, seus profissionais, os alunos e responsáveis, e todos aqueles que frequentam o ambiente escolar, precisam ter a garantia de que estarão em um ambiente minimamente seguro. Precisamos conciliar a relevância e a qualidade do processo de ensino-aprendizagem, com a garantia da vida e da saúde, razão pela qual, ainda não é possível o retorno ao atendimento presencial regular, e se impõe então, o ensino híbrido.
Nesta batalha cotidiana pela Vida, na qual muitos profissionais, colegas de trabalho, familiares e alunos da rede sucumbiram, os Diretores de Escola seguem bravamente, atuando de forma incansável no cumprimento de suas funções, sempre com vistas a propiciar o que de melhor for possível aos alunos da rede, conscientes da absoluta importância e relevância da Escola, na formação integral de cada um deles.
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