top of page
Buscar

Gestão Democrática




Foi publicada hoje no DOERJ a Resolução SEEDUC nº 6028/22 que prorroga a validade dos processos consultivos realizados nos anos de 2016 e 2017, para a designação dos diretores de escola e adjuntos, até dezembro de 2022.

A prorrogação também se aplica aos Conselhos Escolares.

Em 2020, a então Resolução nº 5905 já havia prorrogado a validade da Consulta até 31 de dezembro de 2021, assim, é o segundo ano que não se faz a consulta, principalmente, em virtude do quadro pandêmico que se instalou entre nós e que afetou seriamente o funcionamento das escolas.

A medida, embora não seja o ideal, é compreensível diante das incertezas que pairam sobre o funcionamento regular da Unidades Escolares frente ao agravamento das condições sanitárias, além de reiterar o comprometimento da SEEDUC em cumprir o estabelecido na Lei nº 7.299/2016, de autoria do Deputado Carlos Minc, que estabelece o procedimento de consulta às comunidades escolares para a escolha dos diretores.

Com efeito, nos casos de dispensa a pedido ou de vacância, a SEEDUC vem observando o disposto na CI 40/21 e nos processos de designação de novos diretores e novos adjuntos, as Regionais vem patrocinando consultas informais ao Conselho Escolar e às comunidades escolares, para a escolha dos novos titulares, consolidando, assim o caráter participativo da comunidade escolar na indicação dos gestores escolares e também o reconhecimento do papel do Diretor e do Diretor Adjunto como atores fundamentais na promoção de uma gestão democrática na unidade escolar.

Esperamos todos que no próximo ano, tenhamos superado esses tristes momentos que insistem em perdurar, e através da Ciência, da vacinação universal e da obediência aos protocolos sanitários, possamos finalmente realizar a Consulta nos moldes preconizados pela Lei, e os novos Gestores possam ser, novamente, legitimados de forma regular por suas respectivas comunidades.

Dr. Almir Morgado Presidente Emérito da ADERJ

542 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Nota

No dia treze de março, o Prof. Almir Morgado e a Prof. Tânia Avila estivem reunidos com o Subsecretário de Gestão Administrativa – David Marinho e a Assessora Prof. Luciana Magalhães, para dar continu

bottom of page