DENUNCIAS DA CONTRATAÇÃO DE OBRAS
- Maycol Vidal

- há 12 minutos
- 1 min de leitura
A ADERJ já vinha alertando há muito sobre a magnitude de algumas obras e dos valores envolvidos, que extrapolam, muitas vezes, a capacidade técnica de avaliação dos gestores, e de fato, dificultam a auditagem, diante da pulverização dos recursos.
As Associações de Apoio à Escola, e seus presidentes, que são os diretores, não possuem a expertise necessária para gerenciar obras dessa magnitude, e estão mais sujeitas a interferências externas, quando da seleção dos contratados e quanto à execução dos serviços.
Importante também considerar, que em muitos dos processos relativos à contratação das empresas, foram anexados orçamentos, que por apresentarem menores preços, acabaram por ser selecionados.
Sempre, nesses processos, a supervisão direta de órgãos centrais e das Regionais foi constante.
As denúncias são graves e precisam ser investigadas, para que seja garantida a lisura dos contratos públicos. É necessário, porém que uma vez caracterizada eventual irregularidade, os verdadeiros responsáveis sejam identificados e punidos, sem que a responsabilização atinja apenas os meros executores – os diretores, que nesse caso, serão também, apenas vítimas.

Comentários