top of page
Buscar
Foto do escritorMaycol Vidal

PARTE III - Abertura das Escolas



As Unidades Escolares da Rede Estadual estão abertas e em funcionamento. Atendendo aos seus alunos, tanto os que optaram pelo ensino presencial quanto àqueles que optaram pelo ensino remoto. Deve-se ressaltar que a grande maioria dos alunos optou pelo ensino remoto, na quase totalidade das escolas. Os Diretores estão cumprindo todas as normas emanadas da SEEDUC/RJ e não medem esforços para garantir a segurança dos professores, alunos e da comunidade em geral. Encontram resistência por todos os lados. Respondem aos desafios com dedicação, muito trabalho e muito comprometimento com a saúde e com a vida de todos os que circulam pelo ambiente escolar. Como Gestores eleitos por suas comunidades, e como professores que são, compreendem os temores e apreensões de todos, mas não podem ser objeto de pressões que escapam a sua autonomia, e extrapolam as suas atribuições. Todos os atores envolvidos na solução e na superação desse momento de excepcionalidade pelo qual passamos devem dividir e compartilhar responsabilidades e comprometimento com a Escola Pública. Os órgãos regionais devem observar as particularidades de cada Unidade e cessar imediatamente qualquer tipo de intervenção que não esteja amparada explicitamente pelas normas vigentes. Os atores sociais envolvidos devem compreender o momento de excepcionalidade e, observadas as salvaguardas necessárias e imperativas para que se garanta a segurança e a saúde de todos, devem demonstrar pelas vias apropriadas, o comprometimento de todos com a Escola Pública, com a gestão democrática e com a legitimidades da direções eleitas. A ADERJ está monitorando cotidiana e permanentemente a situação em todas as unidades associadas, prestando a assistência devida aos seus diretores, e interagindo com a SEEDUC/RJ na defesa intransigente dos diretores, estando sempre a disposição para os esclarecimentos que se fizerem necessário.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page