top of page
Buscar

Novo Ensino Médio




Hoje, a ADERJ participou da 2º Reunião para acompanhamento das propostas apresentadas à SEEDUC para a implantação do Novo Ensino Médio, conduzidas pela Comissão de Educação da ALERJ.

Presentes os Deputados estaduais: Flavio Serafini – Presidente da Comissão de Educação, e seu assessor Pedro Mara, Waldeck Carneiro, e seu assessor Yuri e Carlos Minc e sua assessora Denise Lobato.

Pela SEEDUC, presentes o Secretário de Estado de Educação – Alexandre Vale, o Superintendente Pedagógico Pedro, a Superintendente de Gestão de Pessoas Patrícia Reis, a Superintendente de Planejamento e Integração da Rede - Anna Paula Velasco Valentim,

Presentes ainda representantes do Sindicato dos Professores- SEPE e a Coordenadora Pedagógica da ADERJ – Professora Gilcélia Coelho acompanhada da assessora Tânia Ávila.

O Deputado Flavio Serafini abriu a reunião e fez um breve relato a respeito do que foi alinhado no encontro anterior, em seguida passou a palavra ao Secretário Alexandre Vale que informou que membros da Seeduc presentes fariam os esclarecimentos sobre os pontos definidos na reunião havida em 3 de março.

A Superintendente Patricia Reis informou sobre a impossibilidade de recompor as equipes pedagógicas nesse momento, tendo em vista que a atual gestão está priorizando o atendimento ao aluno, que o cumprimento de 1/3 de planejamento está ainda tramitando sendo impossível realizar a transição nesse momento, além de que, que muitos professores preferem cumprir sua jornada em mais de uma UE.

A Superintendente Ana Paula Velasco informou que não é possível modificar o quantitativo de alunos por turma nesse momento devido ao impacto no quantitativo de vagas oferecidas pela Secretaria, principalmente na região metropolitana.

Instalado o impasse, pois a SEEDUC não apresentou qualquer fato novo desde a ultima reunião, o Superintendente Pedro apresentou então a proposta de que uma nova reunião seja realizada em 10 dias.

O Deputado Flavio Serafini solicitou que essa reunião seja realizada em menos tempo, tendo sido definida a nova data para 16 de março.

Os Deputados Carlos Minc e Waldeck Carneiro defenderam a necessidade de discussões para a implementação com qualidade do NEM, e a assessora Denise Lobato abordou a necessidade de maior oferta de conteúdos curriculares para o jovem fluminense.

Os representantes do SEPE também enfatizaram a necessidade de flexibilização pela SEEDUC da implantação do NEM.

A professora Gilcélia, representando a ADERJ apresentou proposta no sentido de que as disciplinas eletivas sejam oferecidas no formato remoto e a análise da possibilidade de reintrodução de Sociologia no QHI. Enfatizou, ainda, a necessidade de recomposição das equipes pedagógicas das escolas para que sejam debatidos os trabalhos pedagógicos nas UEs para, dessa forma, atender-se melhor os alunos.

A reunião foi encerrada pelo deputado Flavio Serafini com o agendamento da próxima reunião para o dia 16 de março em horário a ser confirmado.

46 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

De tão absurda, beira o abuso de poder.

Persiste, da parte de alguns Coordenadores Financeiros das Regionais, a exigência de que os diretores de escola façam o ressarcimento, com recursos próprios, do valor das tarifas bancárias debitadas d

Grave. Muito grave a situação.

A ADERJ-Associação dos Diretores de Escolas Públicas do Estado do Rio de Janeiro vem acompanhando com imensa preocupação, as cotidianas manifestações de seus associados apontando a carência de profess

Nota

No dia treze de março, o Prof. Almir Morgado e a Prof. Tânia Avila estivem reunidos com o Subsecretário de Gestão Administrativa – David Marinho e a Assessora Prof. Luciana Magalhães, para dar continu

bottom of page