top of page
Buscar

Nota Oficial




O Presidente Emérito e a Presidenta Executiva da ADERJ ratificam o integral compromisso da Associação com os princípios e valores expressos no preâmbulo da Constituição Cidadã, fruto dos mais relevantes objetivos da Nação Brasileira, possíveis de serem anunciados, solenemente, naquele momento histórico.

A plena democracia, comprometida em assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a igualdade e a justiça e uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social são ideais que todo profissional da Educação deve ajudar a construir a cada dia de sua carreira, a cada aula dada, a cada ação implementada.

Em um momento em que antigos espectros insistem em ressurgir da sombras históricas a que foram lançados, e onde deveriam, para sempre, permanecer, é importante que ratifiquemos nosso comprometimento com os valores democráticos.

Democracia acima de tudo. Constituição acima de todos! A incapacidade de lidar com as vicissitudes próprias da pluralidade democrática e a dificuldade de conviver com o diversidade, jamais poderão ser justificativa para retrocessos institucionais, incompatíveis com o processo civilizatório alcançado pela maior parcela da nação brasileira, em todos os setores organizados.

Não bastasse o momento de horror e de dor vivenciado por todos nós, não podemos tolerar a insistência na propagação do caos e da discórdia social em grande escala, cujas consequências podem ser devastadoras, colocando, ainda mais, em risco, o futuro que todos almejamos.

A todos nós cabe, dentro de suas esferas de atuação, fazer o que nos cabe enquanto cidadãos e e profissionais da Educação: rejeitar, civilizada e pacificamente, qualquer atentado ao ambiente democrático e as instituições e valores democráticos expressos na Constituição do Brasil.

Prof. Almir Morgado

Presidente Emérito da ADERJ.

Prof. Teresa Cristina P. Machado dos Santos.

Presidenta Executiva da ADERJ.


10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Nota

Publicou-se, no DOERJ, a Resolução SEEDUC n.6269/24 que alterou a redação do parágrafo 5º do art. 40 da Resolução SEEDUC n. 6252/24 que regulamentou o processo consultivo para designação de diretores

Sobre o Procedimento de Migração I.

Sobre o Procedimento de Migração I. Estamos recebendo muitas dúvidas de colegas sobre a Migração. A ADERJ tem evitado expor sua interpretação e avaliação tendo em vista que este assunto tem conexão di

Comments


bottom of page