Educação de qualidade se faz com gestão eficiente e equipes completas.
Na Educação não existe “margem para erro” quando se trata de gestão Pedagógica.
No cenário atual – 2 anos de Pandemia, alunos afastados fisicamente da escola, aulas online, implementação do Novo Ensino Médio (NEM), mais que nunca é fundamental que as escolas tenham suas equipes técnico-pedagógicas completas e atuantes.
A equipe técnico-pedagógica é composta pelo diretor geral, diretor adjunto, coordenador pedagógico e orientador educacional.
Os diretores também são responsáveis por toda gestão administrativa, além da pedagógica.
Por este motivo, a coordenação pedagógica e a orientação educacional são indispensáveis.
A coordenação pedagógica atua perante os professores e alunos, apoiado no Projeto Político Pedagógico da Unidade Escolar (PPP), orientando e conduzindo os projetos e processos pedagógicos e o Ensino regular dos conteúdos previamente definidos.
A orientação educacional atua diretamente com os alunos, intermediando conflitos, orientando-os em suas atitudes e comportamentos, além de lidar com o problema da infrequência e evasão - a famosa “Busca Ativa” tão falada hoje em dia.
A união desses profissionais, um trabalho genuinamente comprometido e em equipe, e muito, mas muito trabalho duro fazem com que a Escola possa proporcionar a melhor Educação aos seus alunos.
O aluno, que é o ator mais importante neste cenário.
O aluno que é o principal motivo para que Nós, todos os dias, enfrentemos e lutemos por uma educação democrática e de qualidade.
Sem equipe técnico-pedagógica é IMPOSSÍVEL oferecer de forma adequada esta Educação.
Não é tolerável que uma unidade de ensino não possua sua equipe completa, sobretudo com profissionais já tendo sido indicados para a função, aguardando apenas as publicações de suas designações em Diário Oficial.
Educação não se faz apenas colocando o aluno em sala de aula, ou sanando problemas estatísticos. Se assim fosse, nossa Educação seria a melhor do mundo.
Educação se faz, pela junção de equipamentos físicos adequados, ambiente plural, agradável e amistoso, conteúdos modernos e técnicas pedagógicas modernas, professores motivados, bem remunerados e compromissados, gestão administrativa ágil, atuante e participativa, e escolas com equipes profissionais profissionais completas.
Priorizar o aluno, é priorizar todos esses elementos, pois não pode existir um, sem o outro.
Qualquer argumento em contrário é falacioso, e não está amparado em evidências, mas tão somente em visões e opiniões pessoais, sem qualquer valor cientifico, pois “com frequência, cada um enxerga com seus óculos, ou seja, por meio do que acredita ser uma Educação de qualidade".
Devemos, pois, convencer todos, a usar a mesma lente, começando pelo estrito cumprimento do estabelecido na Resolução SEEDUC n º 5.664/2018 que ao estabelecer a estrutura básica das unidades escolares, prevê a existência do assessoramento técnico-pedagógico como indispensável ao regular funcionamento das Escolas.
A ADERJ segue na luta para alcançar o objetivo maior, de todos nós: Oferecer aos alunos o melhor ensino, com equipes completas e muito, muito trabalho!!!
Prof. Gilcélia Coelho.
Coordenadora Pedagógica da ADERJ.
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