top of page
Buscar

Ações efetivas de combate à violência nas escolas




Na última sexta feira, 01 de abril, a Diretoria da ADERJ se reuniu com o Superintendente Pedagógico, o Superintendente de Gestão das Regionais Pedagógicas e a Assistente Social Sra. Jamille, na sede da Secretaria de Estado de Educação.

Presentes a Presidenta da Associação, Professora Teresa Pimentel, a Assessora Tânia Avila e o Diretor Tesoureiro Professor Robson Sardinha.

A reunião tratou da necessidade urgente de elaboração de ações efetivas de combate à violência nas escolas, que vem atingindo níveis alarmantes, como já denunciado pela Associação.

É notório o aumento dos casos de atos de indisciplina, bullying, cyberbullying e agressões no ambiente escolar, neste retorno presencial em 2022.

A ADERJ apresentou uma extensa relação de possíveis ações e sugestões para o enfrentamento do grave problema, que foram acolhidas pela SEEDUC.

A Associação foi informada ainda, que já foram iniciadas tratativas e discussões sobre a situação das escolas e que já está agendada a transmissão de um workshop sobre “Prevenção contra ações de violência nas escolas”, via canal da SEEDUC no Youtube nos dias 06 e 07 de Abril próximos. Tal evento será divulgado pelos DRPs. O Regimento Interno das escolas também será revisto com a colaboração das comunidades escolares, com as necessárias adequações à realidade vivenciada em cada escola. A chegada do reforço das Assistentes Sociais, parte integrante do Projeto MAE, também contribuirá para minimizar e mediar os conflitos, bem como a articulação com os Conselhos Tutelares e Ministério Público para propiciar maior suporte aos diretores.

A Associação reforçou a necessidade de implantação imediata e urgente das ações, com ênfase na recomposição da equipe técnico-pedagógica – Coordenador Pedagógico e Orientador Educacional, e contratação de inspetores e porteiros para todas as Unidades, de forma a garantir a segurança dos diretores, dos alunos e dos demais servidores que trabalham nas Unidades Escolares.


9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

De tão absurda, beira o abuso de poder.

Persiste, da parte de alguns Coordenadores Financeiros das Regionais, a exigência de que os diretores de escola façam o ressarcimento, com recursos próprios, do valor das tarifas bancárias debitadas d

Grave. Muito grave a situação.

A ADERJ-Associação dos Diretores de Escolas Públicas do Estado do Rio de Janeiro vem acompanhando com imensa preocupação, as cotidianas manifestações de seus associados apontando a carência de profess

Nota

No dia treze de março, o Prof. Almir Morgado e a Prof. Tânia Avila estivem reunidos com o Subsecretário de Gestão Administrativa – David Marinho e a Assessora Prof. Luciana Magalhães, para dar continu

bottom of page