No dia 26 de Novembro último, ocorreu a 3º Sessão Plenária da Comissão Mista de Estudos de Demanda e Levantamento de Necessidades e de Recursos Tecnológicos, na SEEDUC. Presente à sessão, como representante da ADERJ, o Prof. GREGSON BARROS DA SILVA, Diretor Geral do CIEP 297 PADRE SALÉSIO SCHIMID, da Regional Centro Sul. Lamentavelmente, os representantes do SEPE não compareceram. A presidente da Comissão, Subsecretária Anna Paula Velasco abriu a reunião e lembrou que o encontro teve como objetivo as deliberações finais de equipamentos, levantamento de necessidades infraestrutura das escolas e aprovação do relatório final da Comissão de TI. No documento foram definidas as três prioridades para a renovação do parque tecnológico da SEEDUC, conforme alinhado pela Comissão: Aquisição de equipamentos, laboratório móvel e laboratório multimídia. Quanto às aquisições de computadores, o representante da SUPTI, Bruno, lembrou o questionamento apresentando pelo Prof. Fábio da ADERJ na reunião anterior quanto ao perfil básico designado para as unidades escolares e afirmou que deu a devolutiva para o representante da ADERJ em uma conversa anterior a esta sessão, acatando as suas sugestões de computadores para as escolas. Destacou ainda que não houve alterações na proposta para os laboratórios móveis. Já em relação aos laboratórios multimídia, a Subsecretaria Administrativa realizou um cronograma de visita às unidades escolares para averiguar as necessidades de infraestrutura. No documento, também foram previstos alguns itens que possivelmente podem compor esses laboratórios, dependendo do planejamento pedagógico e da infraestrutura de cada escola.
O Prof. Gregson representante da ADERJ lembrou que as escolas já possuem computadores e questionou se há planejamento para o descarte desses equipamentos. Bruno da SUPTI esclareceu que, conforme for se aproximando o cronograma de entrega dos novos computadores, será alinhado um descarte responsável, sem agredir ao meio ambiente. O representante da UPPES lembrou da necessidade de formação que os professores precisam para utilizarem novas tecnologias da melhor forma possível. Anna Velasco (SUBPAE) garantiu que a formação está prevista e planejada com a compra dos equipamentos. Após as considerações, o relatório foi aprovado por todos os presentes.
Agradecemos a oportunidade de participar dessa importante ação de infraestrutura e agradecemos também o acatamento da sugestão apresentada pela ADERJ quanto ao perfil dos equipamentos a serem adquiridos para as escolas, o que vai contribuir muito com a agilidade e eficiência das tarefas realizadas pelos diretores.
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