Buscar

Permanência da interação entre a ADERJ e a SEEDUC




Na data de hoje, a Diretoria da ADERJ-Associação de Diretores de Escolas Públicas do Estado do Rio de Janeiro reuniu-se com o novo Secretário de Educação Comte Bittencourt. Feitas as devidas apresentações e votos de sucesso na condução da Secretaria, foram abordados os temas relativos ao retorno às aulas presenciais, a carência de pessoal nas unidades da rede e a necessidade verbas extras para aquisição de bens e equipamentos de proteção individual.


O Secretário informou que haverá o retorno às aulas presenciais, em data a ser definida, em caráter optativo para os alunos, mantido o atendimento telepresencial concomitante, apenas para as terminalidades. Para tanto, será editada, ainda essa semana, Resolução estabelecendo os protocolos de retorno a serem implementados nas Unidades Escolares, tendo como parâmetro aquele estabelecido pela Prefeitura de Niterói.

O Secretário assegurou que será observado o regime de bandeiras, estabelecido pelos municípios. Para que os professores possam atender aos alunos presenciais e os telepresenciais, o que acarretará aumento de carga horária, o Secretário afirmou que serão implantadas novas GLP’s.

Quanto a alocação de Porteiros e Inspetores, indispensáveis ao funcionamento das Unidades, principalmente neste momento de crise, o Secretário afirmou que não é possível a contratação desses serviços a tempo para o retorno.

A Diretoria alertou para a extrema dificuldade a ser enfrentada pelos diretores, diante da inexistência desses profissionais, e sugeriu em caráter emergencial, que sejam deslocados ASG’s de Unidades ociosas, a fim de reforçar as equipes das escolas com maior demanda de alunos presenciais. A sugestão ficou de ser analisada a luz das normas aplicáveis aos contratos mantidos com as empresas prestadores de serviço. O Secretário, no entanto, comprometeu-se a enfrentar e sanar, em futuro breve, a questão da falta de pessoal administrativo e de apoio nas Unidades, pauta já conhecida por ele e de extrema relevância para todos nós.


O Secretário assegurou ainda que haverá o repasse para as Unidades Escolares de uma verba extraordinária, a ser utilizada na aquisição dos itens de proteção individual e de higiene pessoal a serem exigidos pelo protocolo a ser divulgado.


Considerando que o Secretário ainda está montando sua equipe e se apropriando dos diversos assuntos pertinentes à pasta que assumiu, dado o fato de que ele ocupa a chefia da casa há pouquíssimos dias, ficou combinado a realização de uma outra reunião, brevemente, com a presença de todos os subsecretários, para que a Diretoria apresente a pauta mais detalhada com as reivindicações e sugestões da categoria.


Ficou também acertada a permanência da interação entre a ADERJ e a SEEDUC, iniciada em gestões anteriores, como forma de contribuir decisivamente para o bom encaminhamento das questões pertinentes aos diretores e diretores adjuntos de Escola.

A Diretoria agradece a atenção e ratifica sua disposição em colaborar com o permanente e constante aprimoramento das relações entre a SEEDUC e seus Diretores.

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Todos os dias, nossos Diretores enfrentam as maiores adversidades e os maiores desafios! Assoberbados de tarefas e com imensa responsabilidade, dedicam todo seu esforço para oferecer o que de melhor p