Buscar

Lista de inadimplência




Vem causando muito mal-estar entre os Associados, as denominadas “listas de inadimplência” divulgadas pelas Regionais, nas quais são apontadas as Unidades que, por algum motivo, não tenham cumprido o prazo para atendimento de alguma solicitação feita por suas chefias.

No exercício dos poderes decorrentes da hierarquia, as chefias estão autorizadas a solicitar as providencias e as tarefas que se fizerem necessárias, inclusive alertar o subordinado quanto ao não cumprimento de prazos e suas consequências.

No entanto, essa ação deve ser feita reservadamente, utilizando-se os canais diretos de comunicação entre chefia e chefiado, vale dizer, conforme as boas práticas administrativas recomendam na atualidade de forma discreta. Incisiva, mas elegante. Com autoridade, mas sem autoritarismo.

A divulgação de listas de inadimplentes em grupos de comunicação coletivos, repetidas vezes, com reprodução em outros grupos de comunicação, além de ser de questionável eficácia, contribui para proliferação de animosidades, descontentamento e principalmente, desnecessário constrangimento para os servidores, e que pode provocar mácula moral, passível de imputação de responsabilidade civil pessoal do transgressor, por danos à imagem do servidor, até porque, em muitas dessas listas se comete erros, agravando ainda mais a já embaraçosa situação.

Não é razoável, em um momento no qual todos se encontram com os ânimos exaltados, assoberbados de atividades concomitantes e em um clima organizacional bastante inóspito e pouquíssimo acolhedor, que as Regionais não percebam que há métodos menos arcaicos e menos antipáticos para o alcance dos seus propósitos.

Apelamos para o bom senso, a sensatez, a visão estratégica e principalmente, para adequado exercício da Hierarquia, sem exageros. Precisamos colaborar com a reconstrução de um ambiente organizacional no âmbito da SEEDUC e das Regionais, no qual haja colaboração, compreensão, acolhimento, eficácia e solidariedade profissional, para que, assim, seja possível alcançar a excelência na prestação dos serviços.

Precisamos também substituir um sistema atual, no qual todos perdem, por outro, no qual todos ganhem, a começar pelos alunos e pelas Escolas, razões de existir de tudo o mais que se tem...

Também precisamos lembrar sempre, que , na vida, tudo passa, e que a realidade de hoje, pode ser outra amanha...!

28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Todos os dias, nossos Diretores enfrentam as maiores adversidades e os maiores desafios! Assoberbados de tarefas e com imensa responsabilidade, dedicam todo seu esforço para oferecer o que de melhor p